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o corpo como partitura

AULAS COM MARISTELA ESTRELA

O corpo como partitura: pororoca

Esta aula é direcionada a artistas e estudantes de dança, educadores do movimento, artistas da performance, teatro, circo e também a todes interessades, dispostos a descobrir, reverberar e inventar suas próprias perguntas e respostas em forma de dança. As aulas são um convite a romper com certos padrões anteriores, a produzir outros devires e conexões. Acolher o acontecimento, o instante, as sensações, as diferentes intensidades. Modular ritmos, produzir nuances. Degustar as sutilezas, o sangue correndo nas veias, o coração pulsando, a vertigem que adentra os sentidos. Arriscar, insistir, desacelerar. Testar o cruzamento, a mistura entre as matérias estudadas. Rever, aprofundando em procedimentos e processos. Desafiar a memória ao refazer, imaginar, atualizar, partilhar, friccionar e performar. Memórias acesas que deslizam inquietas de um corpo para outro, evocando o devir.

A aula oferece materiais para quem deseja praticar dança contemporânea a partir da escuta de um corpo sensório-motor. A dança é vista como um fluxo em constante desdobramento, que acontece através de estudos sobre o impulso motor - suas variantes e dinâmicas expressivas - e de experimentações de conexão, improvisação e composição. Daremos atenção especial à memória corporal, considerando como algumas forças se propagam, como as formas físicas reverberam, como uma partitura de movimento emerge desdobrando-se em situações coreográficas e/ou ações performativas. Compartilharemos ideias, movimentos, elaboraremos instruções, tatearemos aspectos compositivos acerca dos materiais investigados.  O mais importante é “como” cada um olha para o que está se passando e “o quê” cada um decide trazer para jogo. 

O caminho aqui proposto é matéria plástica, passível de ser tensionada, borrada e reagrupada, sendo ele mesmo, uma recriação.

Este processo será composto de três movimentos que se entrecruzam: 1- Imagens Residuais, 2- Persistência da retina, 3- Pororoca.

Através de um estudo de base serão investigadas variações dinâmicas em um mergulho e travessia pelos sistemas corporais, implicando diferentes estados de presença. O estado de iminência que deflagra a potência anterior à uma explosão das formas, bem como o estado de quietude que se instaura após uma grande demanda de energia despendida. Tal compossibilidade deverá se fazer no atravessamento entre corpos, corporalidades, desejos e intenções. 

Detalhamento dos três movimentos que se entrecruzam:

1. Imagens Residuais
Estudos com as seguintes variações dinâmicas: Variações Densas, Variações Rítmicas, Variações Mínimas e Variações Instáveis, observando o encadeamento das ideias por trás dos movimentos e imagens ou dos movimentos e imagens por trás das ideias. Recolher fragmentos, memórias registradas passíveis de serem rapidamente acessadas como pontos de dilatação, para ver o que insiste em ficar. Os fragmentos, poderão se conectar, ora se romper, traçando linhas descontínuas, compondo relações imprevisíveis.  O que fica, o que persiste, o que se transforma? 

2. Persistência da retina
Por meio dos vestígios, ideias e movimentos encontrados e registrados na etapa anterior, seguiremos problematizando a primeira acepção neles intrínseca, possibilitando que ganhem uma espécie de sobrevida. Observando as questões que mobilizam os nossos interesses nestes estudos, faremos um exercício de compartilhamento, a partir de registros videográficos dos participantes, produzidos no decorrer das aulas. Esses materiais poderão ser fragmentados pelo outro, que apropriando-se deles a seu modo, poderá realizar outras leituras possíveis. Apreciar as diferenças entre corpos em escuta sensível, em suas fricções e ficções. Pontos de vista diversos perante o objeto de estudo. Persistência como espaço de empatia para imaginar caminhos possíveis. Desenvolver programas performativos. O objeto de estudo propondo relações de deslocamento. 

3. Pororoca: cruzamentos, misturas e mutações
Ser em experiência, deslocamento, hibridismo e mutação. Relações de contágio entre as variações estudadas, as ideias, as percepções e as ações. Entrever novos agenciamentos, novas possibilidades. Movimentos que se contaminam, se interpenetram e dialogam. Uma construção criativa por meio da supressão e\ou acúmulo de elementos. O que aumentar? O que reduzir? O que manter? Estratégias e escolhas. Isolamento de partes de um todo. Mapeamento do assunto e síntese dos elementos contidos nele. Ordenar para dar visualidade a algo. O que se revela em cada fragmento? Que variações continuam ressoando? Uma edição do olhar com foco na questão compositiva. 

Para todas as pessoas interessadas nas artes do corpo.

Sobre MARISTELA ESTRELA

De 08 de Agosto à 12 de Dezembro

Todas as quintas feiras das 20h às 22h

Sala Crisantempo

Rua Fidalga, 521 - São Paulo 

telefone: 1138192287 / 1138142850

crisantempo@salacrisantempo.com.br

Valor Mensal: R$270,00

Valor Semestral: R$1.215,00 (pago até 15 de Agosto em parcela única)
Aula avulsa: R$75,00

Alunos dos cursos de artes cênicas (Anhembi Morumbi, Célia Helena, ELD, ELT, ECA, ETEC, EDSP, PUC e UNICAMP): R$250,00

Pessoas negras e/ou indígenas (até 4 vagas com desconto):   mensal >  R$230,00 

*descontos não cumulativos

Pagamento via pix ou boleto bancário todo dia 10 do mês corrente. 

(Pagamentos em atraso terão multa de 10%.)

Ficou com alguma dúvida? Escreva para estrela@cinedanca.com.

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